Wednesday, January 25

1 livro a quarta-feira #4


Porque sempre vivi rodeada de vegetais com alçados, plantas e cortes, a arquitectura tem uma grande influência sobre todo meu trabalho plástico. Escolhi este catálogo com 300 páginas cheias de desenhos lindos, chama-se "Desenho Projecto de Desenho", foi uma obra publicada pelo Instituto de Arte Contemporânea, por ocasião da exposição (com o mesmo nome) patente no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto em 2002 e com posterior itenerância.

"Esta exposição é constituída por desenhos que desenvolvem projectos de arquitecturas. Normalmente não são mostrados e permanecem, quase sempre, no silêncio dos arquivos pessoais ou, muitas vezes, são destruídos após o seu desempenho."
Alberto Carneiro.

"São a escassa racionalização de um trabalho em que os desenhos não deveriam cumprir ilustrativamente qualquer desígnio prévio, deviam antes, por razões que espero perceptíveis no conjunto, ser olhados um a um e escolhidos pelo manifesto prazer e emoção que suscitam. Esta relação de encanto foi a justa medida para tranquilizar o incómodo de trazer a público desenhos que não foram realizados com esse fim. O poder encantatório da sua expressão, diferente de informação, dá sentido à sua exibição e abre caminho a todas as outras viagens que se escondem debaixo deste encanto visual"
Joaquim Moreno

Eduardo Souto Moura,
Concurso para o Banco "Ideal" Olivetti, 1993,
Colagem, 47,7x60,4cm

8 comments:

M.M. said...

Olá
Grande disparidade de ofertas nesta iniciativa, não é?
A arquitectura é uma arte muito interessante.
Bjs para ti.

dubla said...

É verdade, está a ser óptimo :)

sofia3r said...

Que bonito livro!

mimi-chocolat said...

Esse livro deve ser uma obra de arte!

sarapico said...

os esboços contém a alma do projecto futuro!!

sm said...

Boa, é muito engraçado ver o desenho por trás da obra!!

Como costumas fazer sempre um "livro à quarta" com Arte e Arquitectura, talvez gostasses de participar na iniciativa que visa a preservação dos painéis de Rolando Sá Nogueira, em estado de quase total degradação, passa pelo meu blogue!!

Obrigada,

:)
Sandra

van said...

O livro deve ser bastante bonito...

merdinhas said...

Gostei da proposta.